Economia americana

PIB dos EUA cresce 6,9% no 4º trimestre de 2021, acima do esperado, mostra primeira prévia

Pesquisa da Reuters junto a economistas projetava crescimento a uma taxa anualizada de 5,5% no último trimestre do ano passado

Por  Equipe InfoMoney -

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos teve um crescimento de 6,9% no quarto trimestre de 2021 na comparação com o terceiro trimestre em termos anualizados, mostrou a primeira estimativa do Departamento de Comércio do país nesta quinta-feira (27).

O dado ficou acima do esperado. Segundo pesquisa da Reuters junto a economistas, a projeção era de que o PIB registrasse crescimento a uma taxa anualizada de 5,5% no último trimestre do ano passado, ante o ritmo de 2,3% no terceiro trimestre.

A expectativa era de aceleração uma vez que as empresas reabasteceram os estoques para atender à demanda por bens, ajudando o país a registrar o melhor desempenho em quase quatro décadas em 2021. As exportações também impulsionaram a economia.

As estimativas compiladas pela Reuters variaram de 3,4% a 7,0%. Mas a pesquisa foi realizada antes da divulgação na quarta-feira de dados que mostraram um déficit recorde no comércio de bens em dezembro e aumento nos estoques varejistas. O forte acúmulo de estoques no varejo levou economistas a elevarem suas estimativas para o crescimento do PIB até 7,5%.

A expansão foi alimentada no ano passado pelo forte estímulo fiscal e pelos juros baixos. O temor, contudo, era de que o ímpeto tivesse perdido força em dezembro em meio às infecções por Covid-19 com a variante Ômicron, o que contribuiu para reduzir os gastos e afetar a atividade em fábricas e no setor de serviços.

(com Reuters)

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

Compartilhe