Atividade econômica

PIB dos EUA cai 4,8% no 1º trimestre com impacto do coronavírus e fica abaixo das expectativas

Analistas consultados pela Bloomberg esperavam um recuo de 4% da economia americana

arrow_forwardMais sobre
Bandeira dos EUA (Crédito: Shutterstock)
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos registrou queda anualizada de 4,8% no primeiro trimestre deste ano, resultado pior que o recuo de 4% projetado pelos analistas consultados pela Bloomberg.

Este foi o pior desempenho da economia americana desde 2008, durante a crise financeira, confirmando o forte impacto da pandemia na atividade conforme o país teve que fechar estabelecimentos e parar os negócios.

Esta também foi a primeira queda do PIB dos EUA desde o recuo de 1,1% no primeiro trimestre de 2014.

Aprenda a investir na bolsa

Analistas já apontam para uma recessão no país, apesar de a definição técnica para isso ser dois trimestres seguidos de contração da economia. No quarto trimestre de 2019, o PIB teve alta de 2,1%.

Esta projeção se dá porque os números do primeiro trimestre incluem apenas algumas semanas da paralisação econômica provocada pelo coronavírus e, mesmo assim, podem ainda estar abaixo do resultado real.

Em 2008, por exemplo, o primeiro resultado do quarto trimestre marcou queda de 3,8%, mas depois foi revisado para um recuo duas vezes pior.

Tudo o que você precisa saber para lucrar na Bolsa de Valores operando da sua casa em um curso gratuito: clique aqui e participe!