PIB do Reino Unido fica estável em fevereiro, segundo estimativa oficial

Estagnação foi puxada por serviços, setor prejudicado pela onda de greves no mês, e pela produção industrial; índice de construção subiu

Roberto de Lira

Publicidade

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido ficou estável (0,0%) em fevereiro, após registrar uma alta revisada de 0,4% em janeiro, segundo estimativas divulgadas nesta quinta-feira (13) pelo ONS, o escritório nacional de estatísticas. Esse PIB mensal foi estimado em 0,3% acima dos níveis pré-pandemia, em fevereiro de 2020.

Segundo o ONS, a produção do setor de serviços caiu 0,1% em fevereiro de 2023, enquanto a produção industrial recou 0,2%. Essas quedas foram compensadas pelo crescimento de 2,4% no setor de construção.

O setor de serviços foi prejudicado pelas seguidas greves no mês, especialmente no setor da educação. Na área produtiva, o fornecimento de eletricidade, gás, vapor e ar-condicionado recuou 2,2% e foi o maior contribuidor para a queda em fevereiro de 2023.

Continua depois da publicidade

O aumento na produção mensal da construção veio de elevações em reforma e manutenção (4,5%) e novas obras (1,1%) no mês, com oito dos nove setores registrando alta.

De forma mais ampla, o PIB cresceu 0,1% nos três meses até fevereiro de 2023 em comparação com os três meses até novembro de 2022. Nessa leitura, os serviços cresceram 0,1%,  enquanto a produção industrial caiu 0,1% e a construção cresceu 0,9 % no período.