Ritmo mais forte

PIB do Estado de SP se descola do nacional e cresce 1% entre setembro e outubro, diz Seade

Com os resultados de outubro, a projeção média de crescimento do PIB paulista para 2019 foi revisada, passando de 2,1% para 2,6%.

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

A economia paulista caminha rápido no sentido de se descolar do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Só de setembro para outubro, o PIB do Estado de São Paulo cresceu 1% na comparação livre dos efeitos sazonais, segundo dados apurados pela Fundação Seade, que registrou também elevação de 5,2% em relação a outubro do ano passado.

O crescimento do PIB paulista em outubro foi determinado pelo aumento de 3% da atividade industrial e por uma expansão de 0,8% de serviços.

Poderia ter sido maior se o setor agropecuário, forte no Estado, não tivesse recuado 0,2% de setembro para outubro. No acumulado de 12 meses, a economia aumentou 2,4%, com 3,4% nos serviços e 0,6% na indústria. Nesta base de comparação, a agropecuária sofreu uma queda de 3,3%.

Aprenda a investir na bolsa

Com os resultados de outubro, a projeção média de crescimento do PIB paulista para 2019 foi revisada, passando de 2,1% para 2,6%.

O protagonismo nessa recuperação, segundo os técnicos da Fundação Seade, permanece com o setor de serviços, o de maior peso na economia paulista e cujo valor adicionado avançou 0,8% entre setembro e outubro, considerado o ajuste sazonal, e 3,4% em termos anuais, marcando uma aceleração em relação à taxa de 3,1% observada em setembro, nessa mesma base de comparação.

Outro destaque é a retomada de fôlego da indústria, que experimentou uma evolução da taxa anual de -0,1%, em setembro, para 0,6%, em outubro, conduzida pelo setor da construção civil e pela recuperação de importantes segmentos da indústria de transformação no Estado, como os de alimentos e refino de petróleo.

No que se refere ao conjunto da economia brasileira, a projeção para 2019 também evoluiu, passando de 0,9% para 1%.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos