PIB da Zona do Euro sobe 0,3% no terceiro trimestre, acima da expectativa

Ante o mesmo trimestre de 2021, o aumento foi de 2,3%; resultado mostra perda de ritmo na economia, pois no 2° tri a alta foi de 4,2%

Roberto de Lira

Publicidade

O Produto Interno Bruto (PIB) da Zona do Euro cresceu 0,3% no terceiro trimestre ante o trimestre anterior, de acordo com dados com ajuste sazonal divulgados nesta quarta-feira (7) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. Ante o mesmo trimestre de 2021, o aumento foi de 2,3%. O resultado ficou acima da estimativa do mercado, pois o consenso Refinitiv mostrava alta de 0,2% na comparação com o segundo trimestre do ano e 2,1% na anual.

Na União Europeia, o PIB avançou 0,4% no terceiro trimestre ante o segundo e 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

O crescimento da economia europeia mostrou perda de ritmo, pois o resultado do segundo trimestre tinha sido de um crescimento de 0,8% na área do euro e de 0,7% na UE. Em bases anuais, a alta naquele período tinha sido de 4,2% e de 4,3%, respectivamente.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo o Eurostat, a Irlanda registou o maior aumento do PIB face ao trimestre anterior, com 2,3%, seguida de Chipre, Malta e Romênia (ambos com +1,3%).

As maiores quedas foram observadas na Estônia (-1,8%), Letônia (-1,7%) e Eslovênia (-1,4%).

Durante o terceiro trimestre, as maiores contribuições para o PIB vieram das despesas de consumo final das famílias (+ 0,9% na Zona do Euro e 0,7% na EU). A despesa de consumo das administrações públicas aumentou 0,1% tanto na área do euro como na EU.

Continua depois da publicidade

A formação bruta de capital fixo (FBCF) aumentou 3,6% na área do euro e 3,2% na União Europeia e as contas de exportações cresceram 1,7% e 1,9%, respectivamente.