PIB da zona do euro e da UE ficaram estáveis no 4º trimestre

De acordo com a primeira estimativa, baseada em dados trimestrais corrigidos por sazonalidade e calendário, o PIB aumentou 0,5% em todo o ano de 2023, tanto na zona do euro do euro como na UE

Roberto de Lira

Publicidade

O produto interno bruto (PIB) da zona do euro ficou estável no quarto trimestre de 2023 em relação ao trimestre anterior, de acordo com dados preliminares divulgados nesta terça-feira (30) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia.

O resultado foi ligeiramente melhor que o esperado pelo consenso LSEG de analistas, que projetava queda de 0,1%.

Em relação ao mesmo trimestre de 2022, a economia na área da moeda comum europeia cresceu 0,1%, após ter ficado estável no terceiro trimestre. Para esta leitura, a estimativa do mercado era também de estabilidade.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No bloco econômico da UE como um todo, a economia ficou estável no 4º trimestre ante trimestre anterior e cresceu 0,2% em relação ao mesmo trimestre do ano retrasado.

De acordo com uma primeira estimativa do crescimento anual para 2023, baseada em dados trimestrais corrigidos por sazonalidade e calendário, o PIB aumentou 0,5% tanto na zona do euro do euro como na UE.