PIB da zona do euro cresce 0,1% no 1° trimestre, abaixo da previsão

Ante o mesmo trimestre do ano passado, a economia da área da moeda comum avançou 1,3%, após alta de 1,8% no 4° trimestre de 2022

Roberto de Lira

(Christian Lue/Unsplash)

Publicidade

O Produtor Interno Bruto da zona do euro cresceu 0,1% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao trimestre anterior, após ter mostrado estabilidade (0,0%) na leitura do 4° trimestre de 2022, conforme dados preliminares e com ajustes sazonais divulgados nesta sexta-feira (28) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. Ante o mesmo trimestre do ano passado, a economia da área da moeda comum avançou 1,3%.

O dado veio um pouco abaixo da estimativa do consenso Refinitiv, que esperava alta de 0,2% na comparação com o quarto trimestre de 2022 e crescimento de 1,4% ante o primeiro trimestre do ano passado.

No bloco da UE como um todo, o PIB avançou 0,3% na comparação com o trimestre anterior e cresceu 1,3% ante o trimestre inicial do ano passado.

Continua depois da publicidade

A comparação com o quarto trimestre de 2022 mostra o desaquecimento da economia europeia. No período, o PIB na zona do euro tinha crescido 1,8% na zona do euro e 1,7% na União Europeia.

Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis para o primeiro trimestre de 2023, Portugal (+1,6%) registou o maior aumento do PIB face ao trimestre anterior, seguido de Espanha, Itália e Letônia (todos com +0,5%).

As quedas foram registradas na Irlanda (-2,7%) e também na Áustria (-0,3%).

Continua depois da publicidade

As taxas de crescimento homólogas foram positivas para todos os países, exceto para a Alemanha (-0,1%).