PIB da zona do euro cai 0,1% no terceiro trimestre ante o 2º e fica estável na medida anual

Despesas de consumo final das famílias e do governo aumentaram 0,3% na área do euro, informou o Eurostar

Roberto de Lira

Publicidade

O produto interno bruto (PIB) da zona do euro encolheu 0,1% no terceiro trimestre de 2023 em relação ao segundo trimestre, segundo estimativa divulgada nesta quinta-feira (7) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. No segundo trimestre, a economia da área da moeda comum havia mostrado um ligeiro crescimento de 0,1%

Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o PIB ficou estável na zona do euro, depois de ter crescido 0,6% no trimestre anterior.

No bloco econômico da UE como um todo, o PIB ficou estável (0,0%) no 3º trimestre, após crescer 0,1% no trimestre anterior. Na comparação anual, também foi registrada estabilidade, após crescimento de 0,5% no 2º trimestre.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Durante o terceiro trimestre, as despesas de consumo final das famílias aumentaram 0,3% na área do euro, após apresentarem estabilidade (0,0%) no trimestre anterior). Já o consumo do governo cresceu 0,3%, após alta de 0,2% no 2º trimestre.

A formação bruta de capital fixo (FBCF), uma medida de investimentos, se manteve estável na área do euro, depois de ter registrado queda de 0,1% no trimestre anterior. As exportações diminuíram 1,1% na área do euro (ante -1,1% no 2º trimestre) e a s importações diminuíram 1,2% (após 0,0%).