PIB da zona do euro avança 0,3% no 2° trimestre, após estabilidade no trimestre anterior

Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, a economia da área da moeda comum cresceu 0,6%; emprego cresceu 0,2% no 2° trimestre

Roberto de Lira

Publicidade

O produto interno bruto (PIB) da zona do euro cresce 0,3% no segundo trimestre de 2023 em relação ao trimestre anterior, de acordo com dados ajustados sazonalmente e divulgados nesta quarta-feira (16) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, a economia da área da moeda comum cresceu 0,6%.

Nas duas leituras, o resultado veio em linha com as expectativas dos analistas de mercado consultados pela Reuters. O dado do 2º trimestre também representou uma recuperação, após a queda de 0,1% no 4º trimestre de 2022 e da estabilidade (0,0%) no primeiro trimestre deste ano.

No bloco da União Europeia como um todo, o PIB ficou estável na comparação trimestral e avançou 0,5% na anual.

Continua depois da publicidade

Emprego

O Eurostat também divulgou que o emprego total na zona do euro cresceu 0,2% tanto na zona do euro como na UE no 2º trimestre, após ter avançado 0,5% no trimestre anterior. Ante o trimestre homólogo, o emprego aumentou 1,5% na zona euro e 1,3% na UE, após evolução de 1,6% em ambas as zonas no primeiro trimestre de 2023.