PIB da Alemanha encolhe 0,3% em 2023, após crescimento de 1,8% em 2022

Considerando-se ajustes de calendário, o PIB alemão teve queda de 0,1% no ano passado

Estadão Conteúdo

Bandeira da Alemanha (Foto: Getty Images)

Publicidade

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha encolheu 0,3% em 2023 ante o ano anterior, segundo pesquisa inicial divulgada nesta segunda-feira, 15, pelo Destatis, o escritório de estatísticas do país. Considerando-se ajustes de calendário, o PIB alemão teve queda de 0,1% no ano passado. Em 2022, a maior economia da Europa havia crescido 1,8%.

“O desenvolvimento econômico geral esmoreceu na Alemanha em 2023, em um ambiente que continua a ser marcado por múltiplas crises”, comentou a presidente do Destatis, Ruth Brand, em coletiva de imprensa.

Brand disse também que a inflação alta prejudicou o crescimento, apesar de recentes quedas nos preços, e que condições financeiras desfavoráveis, em meio a juros altos e demanda mais fraca, também tiveram impacto.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Desta forma, a economia alemã não deu continuidade à recuperação da grave recessão econômica vivida no ano pandêmico de 2020”, acrescentou Brand.

Em 2023, o PIB alemão ficou 0,7% acima do de 2019, ano que precedeu o início da pandemia de covid-19.

Em leitura descrita como “bastante preliminar”, o Destatis calcula que o PIB da Alemanha recuou 0,3% apenas no quarto trimestre de 2023 em relação aos três meses anteriores. A primeira estimativa oficial do trimestre será divulgada em 30 de janeiro.