Pedidos de hipotecas nos EUA sobem 9,9% na semana e taxa de juros vai a 6,81%

Alta foi atribuída a alguma recuperação após a temporada de férias e à queda das taxas de final de ano, mas atividade geral é considerada baixa

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos cresceram 9,9% na semana encerrada em 5 de janeiro em relação à semana anterior, de acordo com dados da Mortgage Bankers Association (MBA) divulgados nesta quarta-feira (10). A taxa de juros fixa média para hipotecas de 30 anos subiu de 6,76% para 6,81% na mesma comparação.

O índice de refinanciamento ajustado pelos feriados aumentou 19% em relação à semana anterior e ficou 30% superior ao da mesma semana do ano anterior. O índice não ajustado aumentou 53% em relação à semana anterior e foi 17% superior ao da mesma semana do ano passado.

Já o índice de compras ajustado sazonalmente subiu 6% em relação à semana anterior. O índice não ajustado avançou 40% em comparação com a semana anterior e foi 16% menor ao da mesma semana do ano anterior.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Joel Kan, vice-presidente e economista-chefe adjunto do MBA, comentou em nota que o aumento nos pedidos de compra e de refinanciamento para empréstimos convencionais e governamentais é promissor no início do ano, mas foi provavelmente devido a alguma recuperação na atividade após a temporada de férias e à queda das taxas de final de ano. “

“As taxas e aplicações hipotecárias têm sido voláteis nas últimas semanas e a atividade geral permanece baixa”, ponderou.