Pedidos de hipotecas nos EUA sobem 3% na semana e juros caem para o menor nível em dois meses

Taxa hipotecária fixa de 30 anos caiu para 7,41% na semana até 17 de novembro, seguindo movimento dos rendimentos dos títulos

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos aumentaram 3,0% na semana encerrada em 17 de novembro em relação à semana anterior, de acordo com dados da pesquisa semanal da Mortgage Bankers Association (MBA). A taxa hipotecária fixa de 30 anos caiu para 7,41% ao final do período, atingindo assim o menor patamar em dois meses.

Segundo a MBA, o índice de refinanciamento aumentou 2% em relação à semana anterior e ficou 4% inferior ao observado na mesma semana do ano anterior. Já o índice de compras ajustado sazonalmente cresceu 4% ante a semana anterior. O índice não ajustado caiu 1% na mesma comparação e ainda está 20% inferior ao da mesma semana do ano anterior.

Joel Kan, vice-presidente e economista chefe adjunto da MBA, comentou em nota que a taxa de juros acompanhou o movimento dos rendimentos dos títulos do governo, que continuaram a cair na semana, à medida que os dados recebidos sinalizaram uma economia mais fraca e novos sinais de arrefecimento da inflação.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Os pedidos de hipoteca aumentaram para o nível mais alto em seis semanas, mas permanecem em níveis muito baixos. O volume médio do empréstimo em um pedido de compra foi de US$ 403.600, o mais baixo desde janeiro de 2023. Isso é consistente com outras fontes de dados de vendas de casas, que mostram um aumento gradual na parcela de compradores pela primeira vez.”