Economia americana

Pedidos de hipotecas nos EUA caem 6,9% na semana e taxas são as maiores desde novembro de 2000

A taxa hipotecária fixa de 30 anos aumentou para 7,70% na semana encerrada em 13 de outubro; poder de compra caiu e estoques estão baixos

Por  Roberto de Lira

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos caíram 6,9% na semana encerrada em 13 de outubro ante a semana anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (18) pela Mortgage Bankers Association (MBA). A taxa hipotecária fixa de 30 anos aumentou pela sexta semana consecutiva e atingiu 7,70%, o nível mais alto desde novembro de 2000.

Masterclass
As Ações mais Promissoras da Bolsa
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

Segundo a MBA, o índice de refinanciamento diminuiu 10% em relação à semana anterior e ficou 12% inferior ao da mesma semana do ano anterior. Já o índice de Compras ajustado sazonalmente diminuiu 6% em uma semana. O índice não ajustado diminuiu 5% em comparação com a semana anterior e foi 21% inferior ao da mesma semana do ano anterior.

Segundo Joel Kan, vice-presidente e economista chefe adjunto do MBA, a atividade de compra de casas continua a recuar devido à redução do poder de compra, motivado pelas taxas mais elevadas e à contínua falta de estoque disponível. “A atividade de refinanciamento atingiu o seu nível mais baixo desde o início de 2023. Os incentivos de refinanciamento são muito limitados, com as taxas hipotecárias nos máximos de várias décadas.”

Compartilhe