Pedidos de hipotecas nos EUA caem 1,9% na semana; taxa fixa de 30 anos recua para 6,41%

Embota a taxa esteja bem abaixo do pico de 7,16% de novembro, ainda está mais de 3 p.p. acima da verificada no final de 2021

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos diminuíram 1,9 % na semana encerrada em 2 de dezembro em relação à semana anterior, de acordo com dados sazonalmente ajustados da Mortgage Bankers Association (MBA). Sem ajustes, o índice aumentou 36% em comparação com a semana anterior. Em uma semana, a taxa das hipotecas de 30 anos caiu 8 pontos-base, de 6,49% para 6,41%.

Segundo a MBA, o índice de refinanciamento subiu 5% em relação à semana anterior, mas ainda está 86% abaixo do verificado na mesma semana do ano anterior. Já o índice de compras caiu 3% em relação à semana anterior e se encontra em patamar 40% inferior ao do ano passado.

Segundo Joel Kan, vice-presidente e economista chefe adjunto da MBA, a atividade de compra desacelerou na semana passada, com uma queda nos pedidos de compra convencionais parcialmente compensados por um aumento nos pedidos de empréstimo.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O tamanho médio do empréstimo para aplicações de compra caiu para US$ 387.300, seu nível mais baixo desde janeiro de 2021. A redução foi consistente com aplicações governamentais ligeiramente mais fortes e um ambiente de preços imobiliários em rápido resfriamento”, comentou.

Sobre o recuo contínuo das taxas, Kan destacou que a taxa fixa de 30 anos já está abaixo da verificada em outubro, quando atingiu 7,16%.  Mas a taxa ainda está mais de  três pontos porcentuais acima da observada em dezembro de 2021.