Pedidos de hipotecas nos EUA caem 1,5% na semana e taxa de juros é a menor desde junho

Taxa de juros fixa para hipotecas de 30 anos recuou de 7,07% para 6,83% em uma semana; índice de refinanciamento de hipotecas recuou 2%

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos caíram 1,5% na semana encerrada em 15 de dezembro em relação à semana anterior, de acordo com a pesquisa semanal da Mortgage Bankers Association (MBA). A taxa de juros fixa para hipotecas de 30 anos atingiu seu nível mais baixo desde junho de 2023, recuando de 7,07% caindo para 6,83% em uma semana.

O índice de refinanciamento de hipotecas recuou 2% em relação à semana anterior e ficou 18% superior ao da mesma semana do ano anterior. O índice de compras ajustado sazonalmente caiu 1% e o índice não ajustado diminuiu 4% em comparação com a semana anterior, permanecendo 18% abaixo do observado na mesma semana do ano anterior.

Para Mike Fratantoni, vice-presidente sênior da MBA, as taxa caíram com as notícias positivas sobre a queda da inflação e as projeções do Fomc prenunciando cortes nas taxas. No entanto, ele ponderou em nota que, pelo menos na semana passada”, a resposta dos mutuários a esta mudança foi bastante morna. “Os pedidos de refinanciamento aumentaram durante a semana, mas tanto os pedidos de refinanciamento quanto os de compra mostraram pequenas quedas.”