Payroll: EUA criam 151 mil vagas em fevereiro, um pouco abaixo do esperado

A expectativa do consenso Lseg/Reuters era de que a economia dos EUA abrisse 160 mil vagas de emprego fora do setor agrícola no mês passado

Lara Rizério Agências de notícias

Publicidade

O mercado de trabalho dos Estados Unidos abriu 151 mil postos de trabalho em janeiro, de acordo com os dados do relatório de emprego conhecido como payroll divulgados nesta sexta-feira (7) pelo Departamento do Trabalho.

A expectativa do consenso Lseg/Reuters era de que a economia dos EUA abrisse 160 mil vagas de emprego fora do setor agrícola no mês passado.

O dado do mês de janeiro foi revisado para baixo, passando de criação de 143 mil vagas para 125 mil.

A taxa de desemprego ficou em 4,1%, enquanto a projeção era de 4%.

Por outro lado, os ganhos médios por hora trabalhada subiram 0,3% na base mensal, em linha com as expectativas; no ano, a alta foi de 4%, ante projeção de 4,1%.

O novo relatório foi o primeiro sob a Presidência de Donald Trump. A política comercial de idas e vindas do governo Trump está dificultando o planejamento das empresas, dizem economistas. A confiança das empresas e dos consumidores despencou desde janeiro, apagando todos os ganhos obtidos após a vitória do republicano nas eleições de novembro.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.