Política Monetária

Para BoE, dado recente de inflação no Reino Unido foi boa notícia, mas ainda há riscos

Em audiência no Parlamento, presidente Andrew Bailey disse que é “razoável” agora manter os juros no nível atual

Por  Estadão Conteúdo -

O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey, afirmou nesta terça-feira (21) que o indicador mais recente de inflação no Reino Unido foi uma “boa notícia”, em geral em linha com o esperado pela instituição. No entanto, ele também mencionou que continua a ver riscos de alta, como a pressão sobre os salários e o quadro de tensões geopolíticas no Oriente Médio, que podem puxar para cima o preço do petróleo em caso de disseminação do conflito pela região.

XP Investimentos
Ganhe até 5 mil reais em vale-bônus na plataforma CRM&Bonus
Abra a sua conta gratuita na XP para ganhar o seu vale
EU QUERO

Em audiência ao lado de dirigentes no Comitê do Tesouro do Parlamento do Reino Unido, Bailey disse ver sinais de que a inflação caminha para a meta de 2% mais adiante no país e avaliou que, na sua opinião, é “razoável” agora manter os juros no nível atual. Ele ainda se disse preocupado com a potencial persistência da inflação.

Bailey alertou que os mercados têm dado peso excessivo aos dados mais recentes, mas reforçou que ainda se preocupa com a potencial persistência da inflação. Ele também comentou que o aperto quantitativo (QT, na sigla em inglês) em andamento tem “apenas um efeito modesto nos juros dos bônus” no país, de cerca de 10 a 15 pontos-base.

Segundo o jornal The Guardian, durante a audiência, a deputada Harriett Baldwin criticou os diretores do BoE por estarem fazendo “comentários confusos”, o que tem tornado mais difícil para as empresas e aos detentores de hipotecas tomarem decisões no mundo real. O vice-governador do BoE, Dave Ramsden, respondeu que os diretores têm sido “muito claros no distanciamento das expectativas do mercado”.

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe