ONS eleva previsão para reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste

Estimativa para novembro subiu de 40,2% na semana passada para 42,7% na atual; ONS estima agora que as afluências alcançarão 118% da média histórica de novembro, ante 103% previstos na semana anterior

Reuters

Linhas de transmissão de energia (Foto: Cesar Olmedo/Reuters)
Linhas de transmissão de energia (Foto: Cesar Olmedo/Reuters)

Publicidade

São Paulo (Reuters) – O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elevou nesta sexta-feira (8) sua previsão para o nível de reservatórios das usinas hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste em novembro, estimando agora uma capacidade de 42,7% ao final do mês, ante 40,2% previstos na semana passada.

A melhora da projeção para reservatórios da região, que é a principal para armazenamento das hidrelétricas, acompanha uma previsão de maior volume de chuvas no mês.

O ONS estima agora que as afluências alcançarão 118% da média histórica de novembro, ante 103% previstos na semana anterior.

Em boletim divulgado nesta sexta-feira, o ONS também elevou a estimativa de chuvas em hidrelétricas do Norte (90% da média, ante 79%) em novembro, enquanto reduziu os valores para Sul (83%, ante 88%) e Nordeste (85%, ante 105%).

Já para a carga de energia no Brasil, o órgão projetou estabilidade do indicador em relação ao registrado em novembro de 2023, contra crescimento de 1,0% previsto há uma semana.