OMS pede colaboração para investigar origens do coronavírus, após China rejeitar plano

Primeiros casos de Covid-19 em humanos foram registrados na cidade de Wuhan, região central da China, em dezembro de 2019

Reuters

Logo da OMS na frente da sede da entidade em Genebra (REUTERS/Denis Balibouse)

Publicidade

GENEBRA (Reuters) – A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu nesta sexta-feira que todos os países trabalhem juntos para investigar as origens do coronavírus que causa a Covid-19, um dia depois de a China rejeitar planos para mais checagens a laboratórios e mercados em seu território.

Os primeiros casos de Covid-19 em humanos foram registrados na cidade de Wuhan, região central da China, em dezembro de 2019. A China várias vezes rechaçou teorias de que o vírus vazou de um laboratórios.

A OMS este mês propôs que houvesse prosseguimento às investigações anteriores na China. Mas Zeng Yixin, vice-ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, disse na quinta-feira que Pequim não aceitaria a proposta como ela foi apresentada.

Continua depois da publicidade

Ao ser questionado sobre a rejeição da China, o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, disse a uma reunião da ONU em Genebra: “Isto não é sobre política, não é sobre encontrar culpados”.

“É basicamente um requisito que todos temos de tentar entender como o patógeno entrou na população humana. Nesse sentido, os países têm a responsabilidade de trabalhar juntos e trabalhar com a OMS em espírito de parceria.”

Uma equipe liderada pela OMS passou quatro semanas em Wuhan e nos arredores com cientistas chineses e disse em um relatório conjunto em março que o vírus havia provavelmente sido transmitido de morcegos para humanos por meio de outro animal, mas que mais pesquisas eram necessárias.

Guilherme Benchimol revela os segredos de gestão das maiores empresas do mundo na série gratuita Jornada Rumo ao Topo. Inscreva-se já.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.