Epidemia

OMS declara emergência global para novo coronavírus

Com isso, uma ação coordenada de combate à doença deverá ser traçada entre autoridades e governos de diversos países

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quinta-feira (30) emergência global de saúde devido à epidemia do novo tipo de coronavírus que atinge a China.

Com isso, uma ação coordenada de combate à doença deverá ser traçada entre diferentes autoridades e governos de diversos países.

“Devemos lembrar que são pessoas, não números. Mais importante do que a declaração de uma emergência de saúde pública são as recomendações do comitê para impedir a propagação do vírus”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Aprenda a investir na bolsa

Segundo balanço oficial divulgado nesta quinta na China, subiu para 170 o número de mortos na epidemia. De acordo com o governo, foram registrados 1,7 mil casos de contágio apenas na última quarta (29), sendo mais de mil na província de Hubei, epicentro da epidemia.

Apesar de elevado, o número de pessoas infectadas em Hubei apresentou desaceleração em relação aos 2 mil de segunda e aos 1,45 mil de terça-feira.

Por outro lado, a quantidade de mortes na quarta foi a mais alta para um único dia desde o início da epidemia. Em todo o país, cerca de 1,37 mil pessoas estão internadas em estado grave.

O coronavírus também já chegou a outros países, principalmente Tailândia (14 casos), Japão (11) e Singapura (10), e a Rússia decidiu fechar a fronteira com a China. Nações como Reino Unido e Itália aguardam autorização de Pequim para enviar os aviões que evacuarão seus cidadãos de Wuhan, cidade onde a epidemia teve início.

A OMS também divulgou o nome oficial da doença causada pelo novo coronavírus: “Doença Respiratória de 2019-nCoV”.

Invista contando com a melhor assessoria do mercado: abra uma conta gratuita na XP.

PUBLICIDADE

(Com Ansa Brasil)