Número de mortos em terremoto na Turquia e na Síria ultrapassa 23.000

Mídia estatal síria informou que o regime de Bashar al-Assad vai permitir que comboios de ajuda cheguem até áreas controladas por rebeldes

Roberto de Lira

Terremoto na Turquia (Photo by Zana Halil/ dia images via Getty Images)

O número de mortos na Turquia e na Síria após os terremotos da última segunda-feira (6) passou de 23 mil segundo informações oficiais. A AFAD, autoridade de gerenciamento de desastres na Turquia, divulgou que 19.875 pessoas perderam sua vidas após a catástrofe, enquanto o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, calculou que mais de 77.700 pessoas ficaram feridas. Na Síria, o total de mortes até agora é de 3.377.

Nesta sexta-feira (10), a mídia estatal síria disse que o governo deu sinal verde para a entrega de ajuda humanitária a todas as partes do país, incluindo áreas controladas por rebeldes.

Organizações internacionais vinham criticando o regime de Bashar al-Assad pela insistência em controlar toda a ajuda que chegasse porque isso excluiria pessoas que estão fora da área de controle do Estado. O governo sírio tem dificultado esse tipo de ajuda nos últimos anos por considerar que esses mecanismos violam sua soberania, informou a BBC.

Partes do noroeste da Síria, que está em guerra civil há mais de uma década, são controladas por facções rivais e são regiões que foram devastadas pelo terremoto. Hoje, existe apenas uma travessia de fronteira sancionada para a área da vizinha Turquia. Desde segunda-feira, apenas dois comboios de ajuda humanitária conseguiram atravessar fronteira.