Pedro Guimarães

MP abre investigação para apurar denúncias de assédio de presidente da Caixa

5 mulheres relataram abordagens inapropriadas de Pedro Guimarães; Caixa cancelou pronunciamento e coletiva que ocorreria hoje

Por  Equipe InfoMoney -

O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação para apurar denúncias de assédio sexual feitas por funcionárias da Caixa Econômica Federal contra o presidente da instituição, Pedro Guimarães. A abertura da investigação, que está em andamento sob sigilo, foi confirmada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.

Cinco mulheres relataram as abordagens inapropriadas do presidente do banco, e uma funcionária diz que o presidente da Caixa teria passado a mão em suas nádegas. A revelação das denúncias foi feita pelo site Metrópoles na terça-feira (28).

Após a revelação do caso, a Caixa cancelou um pronunciamento e uma coletiva de imprensa com o presidente do banco que estavam previstos para a manhã desta quarta-feira (29). O banco vai promover um evento em Brasília, na Caixa Cultural, para tratar da estratégia para o Plano Safra 2022/2023.

A Caixa não informou o motivo do cancelamento. Em nota ao Metrópoles, o banco afirmou não ter conhecimento sobre as denúncias de assédio sexual contra Guimarães e que tem protocolos de prevenção contra casos de qualquer tipo de prática indevida por seus funcionários.

“A Caixa não tem conhecimento das denúncias apresentadas pelo veículo. A Caixa esclarece que adota medidas de eliminação de condutas relacionadas a qualquer tipo de assédio. O banco possui um sólido sistema de integridade, ancorado na observância dos diversos protocolos de prevenção, ao Código de Ética e ao de Conduta, que vedam a prática de ‘qualquer tipo de assédio, mediante conduta verbal ou física de humilhação, coação ou ameaça'”, afirmou o banco em nota ao site.

Procurado pelo Estadão, o MPF afirmou disse não fornece informações sobre procedimentos sigilosos.

(Com Estadão)

Calcule os custos para ter um carro
Baixe uma planilha gratuita que compara os gastos de um automóvel com outras opções de mobilidade:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe