Pandemia

Merck pede à Anvisa autorização de uso de emergência para remédio anti-Covid

Molnupiravir já foi aprovado no Reino Unido e se mostrou eficaz contra variantes do vírus em estudos da farmacêutica

Por  Equipe InfoMoney -

SÃO PAULO – A farmacêutica americana Merck Sharp & Dohme (MSD) e a Ridgeback Biotherapeutics solicitaram hoje à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma autorização de uso de emergência para o molnupiravir, antiviral oral para Covid-19.

Estudos das farmacêuticas mostraram que o medicamento previne a replicação do coronavírus e mostrou eficácia em diversas variantes virais, incluindo Gamma, Delta e Mu.

Essas análises primárias também mostraram que o uso do molnupiravir também reduz significativamente o risco de morte.

“As vacinas continuam sendo essenciais no controle da Covid-19 e a disponibilização de tratamentos antivirais será uma forte aliada no combate à pandemia para reduzir as complicações pela doença”, afirma Hugo Nisenbom, presidente da MSD no Brasil.

Leia também: Anvisa sugere barrar viajantes de África do Sul e mais cinco países devido à nova variante do coronavírus

De acordo com a Merck, existem negociações em andamento com a Fiocruz que incluem a possibilidade de estudos futuros para avaliar o desempenho do molnupiravir no enfrentamento de outras infecções virais, como dengue e chikungunya.

O medicamento foi desenvolvido pela MSD em colaboração com a Ridgeback Biotherapeutics. O molnupiravir foi aprovado no Reino Unido no começo deste mês e conta com uma recomendação prévia favorável dada pela agência regulatória europeia de medicamentos (EMA).

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe