Mercado financeiro eleva projeção para Selic e vê taxa no patamar de 3,75% em dezembro

Estimativas para a inflação neste ano também foram elevadas, pela sexta semana seguida, de 3,60% para 3,62%

Mariana Zonta d'Ávila

(Fokusiert/Getty Images)

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio ao aumento dos preços, o mercado financeiro revisou para cima as projeções para a Selic e agora vê a taxa básica de juros encerrando 2021 a 3,75% ao ano, acima dos 3,50% estimados na semana passada. Os dados constam no relatório Focus, divulgado pelo Banco Central excepcionalmente nesta quarta-feira (17), por conta do feriado de carnaval.

Segundo o boletim, ainda é esperada, contudo, uma manutenção dos juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em março. Já até dezembro de 2022, a expectativa dos especialistas é que a Selic suba para 5,00%, sem alterações em relação ao levantamento anterior.

Leia também:
Selic a 2% ou a 5%? Persevera e Occam explicam diferentes previsões para os juros em 2021

Planilha Gratuita

Fuja dos ativos que rendem menos com essa ferramenta gratuita

Baixe a Calculadora de Renda Fixa do InfoMoney e compare a rentabilidade dos ativos

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os economistas consultados pelo BC elevaram ainda as projeções para a inflação este ano, pela sexta semana consecutiva, desta vez, de 3,60% para 3,62%. Já para o próximo ano, a expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) se manteve em 3,49%.

No que tange às expectativas para o desempenho da economia brasileira, estas tiveram uma piora nesta semana, com o mercado estimando expansão de 3,43% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021, ante projeção anterior de crescimento de 3,47% da atividade. Em 2022, é esperada uma expansão de 2,50% do PIB, a mesma do último boletim.

Por fim, no câmbio, o mercado vê o dólar encerrando dezembro negociado a R$ 5,01, com a moeda americana negociada a R$ 5,00 ao fim de 2022, sem mudanças ante o levantamento anterior.

Continua depois da publicidade

Já pensou em ser um broker? Esta série gratuita do InfoMoney mostra como entrar para uma das profissões mais bem remuneradas do mercado. Deixe seu e-mail abaixo para assistir.