Maioria dos principais bens de capital da China têm alta de preços no começo de julho

Das 50 principais mercadorias de nove categorias, incluindo tubos de aço, gasolina, carvão e produtos químicos, 35 estavam mais caras

Roberto de Lira

Publicidade

A maioria do principais bens de capital monitorados pelas autoridades da China registraram preços mais altos no início de julho em comparação com o final de junho, de acordo com dados oficiais divulgados nesta sexta-feira (14).

Das 50 principais mercadorias classificadas em nove categorias, incluindo tubos de aço sem costura, gasolina, carvão, fertilizantes e alguns produtos químicos, 35 mostraram preços mais altos no período, enquanto 12 tiveram queda de preços e três permaneceram inalteradas, de acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês).

O preço do gás natural liquefeito (GNL) subiu 0,5% no início de julho em comparação com o final de junho, enquanto o preço do gás liquefeito de petróleo (GLP) caiu 1,6%.

Continua depois da publicidade

Durante o mesmo período, o preço dos suínos (importantes para a indústria alimentícia local) subiu 2,2%.

Os números do NBS são divulgados a cada 10 dias e são baseados em pesquisa com quase 2.000 atacadistas e distribuidores em 31 regiões e províncias em todo o país.