Líder do PT na Câmara pede que TCU investigue processo de privatização da Petrobras (PETR3,PETR4)

Reginaldo Lopes diz que o governo tenta driblar alteração de leis em modelo de privatização

Equipe InfoMoney

O deputado Reginaldo Lopes, coordenador do GT da Reforma Tributária (Foto: Gustavo Bezerra)

Publicidade

O deputado Reginaldo Lopes (MG), líder da bancada do PT na Câmara, entrou com ação no Tribunal de Contas da União (TCU) para paralisar o processo de privatização da Petrobras. O deputado pediu que o TCU abra uma investigação, justificando que há denúncias de lesão ao erário e fraude.

Na representação, protocolada na última sexta-feira (19), o parlamentar destacou que para privatizar a Petrobras o governo teria que alterar as leis 9.491/97 e 9.478/97, que determinam que a União detenha o controle acionário da companhia. Reginaldo Lopes diz que o governo tenta adotar um modelo para driblar essa exigência.

Lopes também solicitou ao TCU que apure a responsabilidade de agentes públicos envolvidos na privatazação, entre eles o o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O petista também protocolou na Câmara dos Deputados requerimentos cobrando informações sobre a privatização a Guedes e Sachsida. O deputado quer cópias dos estudos e notas técnicas com análises da operação de venda da estatal, além a lista de todas as autoridades dos ministérios da Economia e de Minas e Energia envolvidas no processo de privatização da empresa.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.