Lagarde diz que inflação deve continuar a cair, mas que há riscos para ambos os lados

Ao reforçar em discurso que o BCE não se compromete previamente com uma determinada trajetória de juros, Lagarde citou as tensões geopolíticas como um dos fatores de risco

Reuters

A presidente do BCE, Christine Lagarde - 25/01/2024 (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)

Publicidade

Frankfurt (Reuters) – A inflação da zona do euro deve continuar a cair e o Banco Central Europeu poderá reduzir as taxas de juros se seus critérios de aumento de preços forem cumpridos, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde, nesta sexta-feira (19).

“Ao mesmo tempo, o Conselho do BCE não está se comprometendo previamente com uma determinada trajetória de juros”, disse Lagarde, repetindo a orientação mais recente do banco.

“Os riscos para a perspectiva da inflação são para os dois lados”, disse ela. “Os riscos de alta incluem o aumento das tensões geopolíticas, bem como um maior crescimento salarial e margens de lucro mais resilientes do que o previsto.”

Continua depois da publicidade

Na semana passada, o BCE decidiu pela quinta reunião seguida manter suas taxas de juros inalteradas, mas vários integrantes do Comitê admitiram nos últimos dias que há boas chances de uma redução na reunião de junho.