Joe Biden deve nomear Janet Yellen como secretária do Tesouro

Se confirmada, ela pode se tornar a primeira pessoa a ocupar os três cargos mais importantes da política econômica dos Estados Unidos

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após anunciar os primeiros nomes para seu futuro governo, Joe Biden deve confirmar em breve a ex-presidente do Federal Reserve (o Banco Central dos Estados Unidos) como sua secretária do Tesouro, segundo informações de veículos de imprensa americanos.

Se confirmada pelo Senado, ela será a primeira mulher a ocupar o cargo. Yellen já foi a primeira mulher a comandar o BC americano e a segunda a liderar o conselho de assessores econômicos do presidente dos EUA (durante o governo de Bill Clinton).

Com isso, ela pode se tornar a primeira pessoa a ocupar os três cargos mais importantes da política econômica do país.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quando comandou o Fed, Yellen foi vista como uma pessoa mais inclinada a políticas mais brandas (conhecida pelo termo dovish), como manter a taxa de juros mais baixas para proteger o emprego.

“Janet é um grande nome, com experiência significativa destacada por seu tempo no Fed”, escreveu Alli McCartney, diretora-gerente do UBS.

“Não estou surpresa que os mercados estejam reagindo favoravelmente, pois esta escolha é tranquilizadora, especialmente com os desafios que temos pela frente, incluindo evitar uma recessão maior e fazer as pessoas voltarem a trabalhar em meio ao aumento dos casos de coronavírus.”

Continua depois da publicidade

Os rumores da escolha foram noticiados ainda antes dos mercados fecharem, o que ajudou a impulsionar os índices em Wall Street, que já vinham com ganhos. Com isso, o Dow Jones fechou com valorização de 1,12%, enquanto o S&P 500 avançou 0,56%.

Se confirmada, Yellen começará sua gestão com um grande desafio: fazer com que as negociações de um novo pacote de estímulos econômicos avancem e sejam aprovados logo para ajudar a tirar o país da crise causada pela Covid-19.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.