Ex-Fed

Joe Biden deve nomear Janet Yellen como secretária do Tesouro

Se confirmada, ela pode se tornar a primeira pessoa a ocupar os três cargos mais importantes da política econômica dos Estados Unidos

SÃO PAULO – Após anunciar os primeiros nomes para seu futuro governo, Joe Biden deve confirmar em breve a ex-presidente do Federal Reserve (o Banco Central dos Estados Unidos) como sua secretária do Tesouro, segundo informações de veículos de imprensa americanos.

Se confirmada pelo Senado, ela será a primeira mulher a ocupar o cargo. Yellen já foi a primeira mulher a comandar o BC americano e a segunda a liderar o conselho de assessores econômicos do presidente dos EUA (durante o governo de Bill Clinton).

Com isso, ela pode se tornar a primeira pessoa a ocupar os três cargos mais importantes da política econômica do país.

Quando comandou o Fed, Yellen foi vista como uma pessoa mais inclinada a políticas mais brandas (conhecida pelo termo dovish), como manter a taxa de juros mais baixas para proteger o emprego.

“Janet é um grande nome, com experiência significativa destacada por seu tempo no Fed”, escreveu Alli McCartney, diretora-gerente do UBS.

“Não estou surpresa que os mercados estejam reagindo favoravelmente, pois esta escolha é tranquilizadora, especialmente com os desafios que temos pela frente, incluindo evitar uma recessão maior e fazer as pessoas voltarem a trabalhar em meio ao aumento dos casos de coronavírus.”

Os rumores da escolha foram noticiados ainda antes dos mercados fecharem, o que ajudou a impulsionar os índices em Wall Street, que já vinham com ganhos. Com isso, o Dow Jones fechou com valorização de 1,12%, enquanto o S&P 500 avançou 0,56%.

Se confirmada, Yellen começará sua gestão com um grande desafio: fazer com que as negociações de um novo pacote de estímulos econômicos avancem e sejam aprovados logo para ajudar a tirar o país da crise causada pela Covid-19.

Melhores da Bolsa 2020
Cadastre-se gratuitamente para participar do encontro entre os CEOs das melhores empresas listadas na Bolsa e gestores de grandes fundos, entre os dias 24 e 26 de novembro:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.