Itália avalia permitir entrada de viajantes vacinados com imunizantes não autorizadas pela União Europeia; CoronaVac na lista

Chefe da agência sanitária diz que assunto está sendo debatido

ANSA Brasil

Publicidade

(ANSA) – O diretor-geral da Agência Italiana de Medicamentos (Aifa), Nicola Magrini, afirmou nesta quinta-feira (14) que está sendo avaliada a possibilidade de liberar o “passe verde”, o certificado sanitário do país, para quem tomou vacinas anti-Covid não autorizadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

A medida beneficiaria quem recebeu doses das fórmulas produzidas na China, como as da Sinovac Biotech, que no Brasil é chamada de CoronaVac, e da Sinopharm, e na Rússia, como a Sputnik V.

“Acredito que isso terá uma evolução favorável. Está em andamento a avaliação e acredito que será avaliada favoravelmente a ideia de reciprocidade entre os Estados. Isso é importante também na ótica de política externa e não só vacinal”, disse Magrini durante um encontro médico no país.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia também:
Brasil passa a aceitar teste de Covid mais rápido e barato de turistas que retornam ao país; tire suas dúvidas

Essa não é a primeira vez que membros de órgãos do governo afirmam que está sendo avaliada a possibilidade de liberar a entrada de pessoas que tomaram as vacinas, especialmente, as chinesas. Isso porque os imunizantes têm a autorização de uso da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas não da EMA.

No caso da Sputnik V, porém, não há liberação de nenhuma das duas agências.

Continua depois da publicidade

Atualmente, a Itália aceita em seu “passe verde” as vacinas da Pfizer/BioNTech, da Moderna, da Oxford/AstraZeneca – inclusive a produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) –, e da Janssen.

Curso inédito “Os 7 Segredos da Prosperidade” reúne ensinamentos de qualidade de vida e saúde financeira. Faça sua pré-inscrição gratuita.