Você + informado

InfoMoney e Fliper anunciam fusão e formam o im+, nova plataforma digital

Empresas da XP Inc. se unem para oferecer notícias, conteúdo de qualidade e gestão financeira em um único lugar

SÃO PAULO – O InfoMoney, maior site especializado em mercados, investimentos e negócios do Brasil, e a Fliper, primeira plataforma automatizada de consolidação de investimentos do país, anunciam nesta quarta-feira (20) a fusão de seus negócios.

A nova empresa, que passará a se chamar im+ e faz parte da XP Inc., nasce com mais de 150 colaboradores de diferentes perfis – jornalistas, profissionais de tecnologia, engenharia de dados e marketing, entre outros. Também já tem uma série de investimentos planejados para 2022, com o objetivo de fomentar a evolução da plataforma e o seu crescimento.

O primeiro passo da fusão é o novo aplicativo im+, lançado em fase beta nesta quarta.

Segundo Karel Luketic, sócio da XP Inc. responsável pelo im+ , a fusão abre novos horizontes para que a XP Inc. continue no processo de transformação da vida dos investidores, por meio de uma nova experiência de plataforma completamente fluida que vai unir conteúdo de qualidade, dados e tecnologia como seus pilares centrais.

A nova plataforma tem um potencial de alcance combinado significativo: o InfoMoney hoje possui cerca de 18 milhões de acessos mensais, enquanto a Fliper conta com mais de 500 mil usuários, que juntos somam R$ 80 bilhões de patrimônio conectado.

A expectativa do im+ é impactar mais de 20 milhões de brasileiros por meio do seu ecossistema de conteúdo e de mídia no primeiro ano, buscando conectar mais de 2,5 milhões de usuários na sua plataforma, segundo o executivo.

Por que a fusão vai beneficiar o investidor?

A nova plataforma vai ajudar o brasileiro a tomar melhores decisões financeiras e de investimento.

“O usuário do InfoMoney vai ganhar uma plataforma muito mais rica. Além do conteúdo de qualidade que já oferecemos, vamos trazer dados, ferramentas comparativas e uma visão consolidada de finanças e investimentos. Dessa maneira, a audiência var ter, no mesmo lugar, informações sobre o que está acontecendo nos mercados e uma visão transparente do impacto desses movimentos nas suas carteiras”, afirma Sergio Gwercman, Chief Content Officer do im+.

Na prática, a geração de valor a partir da fusão vem justamente do conceito de one stop shop financeiro, avalia Renan Georges, um dos fundadores da Fliper e diretor do im+.

“Esse vai ser o diferencial da nossa plataforma: oferecer as soluções em um único lugar. Vamos dar aos usuários a possibilidade de encontrarem em uma única plataforma a combinação de notícias em tempo real, conteúdo de especialistas, gestão de finanças e investimentos”, afirma.

“A plataforma já nasce com um passo à frente porque na Fliper já trabalhávamos com tecnologia de conexão entre instituições, e antecipamos o conceito de Open Banking. A ideia é colocar o usuário no centro da vida financeira dele, para que, com o auxílio de tecnologia, ferramentas e conhecimento, ele tome decisões mais assertivas”, explica Felipe Bonani, um dos fundadores da Fliper e CTO do im+.

Conheça o app

O novo aplicativo será gratuito e estará disponível para smartphones com sistema operacional iOS e Android em sua versão beta a partir desta quarta.

O usuário vai ter acesso a diversas funcionalidades no novo aplicativo, incluindo: gestão de finanças automatizada (com receitas e despesas, consolidador de cartões de crédito, entre outros), consolidação automática de investimentos, notícias e cotações do InfoMoney em tempo real, categorização de gastos pessoais e de investimentos, alocação por classes de ativos, rentabilidade da carteira e gráfico de evolução patrimonial.

Novas funcionalidades serão incluídas ao longo dos próximos meses.

“A possibilidade de centralizar soluções e a automatização da plataforma serão diferenciais para o im+. Por meio de processamento de dados vamos criar uma experiência única e fluida, sempre pensando na nossa missão de transformar a maneira como as pessoas consomem conteúdo e tomam decisões financeiras”, diz Walter Poladian, um dos fundadores da Fliper e CPO do im+.

Conheça o im+: clique aqui para baixar em seu smartphone