Raphael Bostic

Inflação mais baixa pode moderar tamanho das altas de juros, diz dirigente do Fed de Atlanta

“Teremos de ver como virão os próximos dados”, resumiu Raphael Bostic, em análise publicada nesta terça-feira no site da distrital.

Por  Estadão Conteúdo -

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou nesta terça-feira, 30, avaliar que o Fed ainda não concluiu o processo de aperto na política monetária. Para ele, a política “terá de se mover mais para o território restritivo”, a fim de conter logo a inflação.

Por outro lado, Bostic também comentou que, se os próximos indicadores mostrarem que a inflação começa a desacelerar, isso dará razão ao Fed para reduzir o nível das altas de 75 pontos-base implementadas em reuniões recentes. “Teremos de ver como virão os próximos dados”, resumiu, em análise publicada nesta terça-feira no site da distrital.

Sem direito a voto nas decisões de política monetária neste ano, Bostic escreveu sobre a importância de se gerenciar riscos na política monetária, “em momentos de incerteza”. Segundo ele, indicadores do verão local mostram “vislumbres” de algumas boas notícias na luta contra a inflação. Ao mesmo tempo, ressaltou que contê-la continua a ser a prioridade do BC norte-americano.

Bostic disse que “parece aparente que a atividade desacelerou” nos EUA. Alguns contatos dele dizem que os preços mais altos levam consumidores a optar por produtos com preços mais baixos ou a desistir de comprar itens supérfluos, por exemplo.

Outros dados, porém, sugerem uma economia “que está fundamentalmente estável”, considerou, com o crescimento do emprego neste ano ainda em nível “forte”, por exemplo. Ele também disse que ouve relatos e vê algumas evidências de que problemas nas cadeias de produção podem estar se resolvendo, “talvez neste ano”.

O ambiente é de incertezas, e o Fed não deseja acrescentar mais uma a ela, argumentou. Bostic defende que o Fed adote postura para garantir que a inflação não fique arraigada para consumidores e empresas.

Segundo ele, as expectativas de inflação seguem ancoradas e inclusive mostram uma leve queda recente. De qualquer modo, o dirigente ressaltou que o risco em relação a esse ponto aumenta, quanto mais a inflação seguir em nível elevado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma política monetária muito agressiva também traz riscos, lembrou. Segundo Bostic, o Fed está “firmemente comprometido” em controlar a inflação, mas manter a economia “a mais forte possível para as famílias americanas”.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Compartilhe