Inflação ao consumidor na França reacelera para 0,9% em fevereiro ante janeiro

Em relação a janeiro de 2022, a inflação subiu 6,2%, ante alta de 6,0% em janeiro; variação dos preços dos alimentos foi a responsável

Publicidade

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) da França subiu 0,9% em fevereiro ante janeiro, após ter apresentado alta de 0,4% na medição anterior, segundo dados preliminares divulgados nesta terça-feira (28) pelo Insee, o instituto de estatísticas do país. Em relação a fevereiro de 2022, a inflação deve ter subido 6,2, ante alta de 6,0% em janeiro.

O ligeiro aumento da inflação decorrer da aceleração dos preços dos alimentos (+2,1% na comparação mensal e 14,5% na anual) e serviços (+2,2% e +2,9%, respectivamente), enquanto é esperado que os preços de manufaturados (+2,2% e 4,6%) devem ter crescido em ritmo próximo ao do mês anterior e os de energia devem ter desacelerado (21,1% no mês e 14,0% no ano).

A previsão é que os preços dos manufaturados devem se recuperar com o fim das vendas de inverno e que os serviços devem acelerar, ligados à recuperação dos preços dos serviços de transporte.