Índice ZEW de Sentimento Econômico na zona do euro tem ligeira queda em junho

Indicador específico da Alemanha referente à situação atual caiu acentuadamente, para um valor de -56,5 pontos em junho

Roberto de Lira

(Christian Lue/Unsplash)

Publicidade

O sentimento econômico dos especialistas do mercado financeiro para a zona do euro mostrou ligeira queda em junho em relação ao mês anterior, recuando 0,6 ponto ante maio e ficando em -10,0 pontos, informou nesta terça-feira o instituto ZEW. Já o indicador de situação atual teve uma queda mais forte, de 14,4 pontos, para uma leitura de -41,9 pontos.

Segundo o instituto ZEW, as expectativas a política monetária revelaram tendências divergentes para a zona do euro e os Estados Unidos. O saldo das taxas de juro de curto prazo na área da moeda comum europeia ficou em 72,3 pontos, o que indica uma antecipação de nova subida das taxas de juro locais. Por outro lado, os especialistas não preveem alteração nas taxas de juros de curto prazo para os EUA, conforme indicado por um saldo de 16,6 pontos.

O Indicador ZEW de Sentimento Econômico específico para a Alemanha registrou um ligeiro aumento na pesquisa de junho de 2023. Com -8,5 pontos, está 2,2 pontos acima do valor do mês anterior.

Continua depois da publicidade

Em contraste, a avaliação da situação econômica na Alemanha caiu muito acentuadamente. O indicador correspondente recuou 21,7 pontos para um novo valor de -56,5 pontos.

Segundo comenta Achim Wambach, presidente do ZEW, o Indicador de Sentimento Econômico mostra uma ligeira melhora, mas permanece em território negativo. Isto significa que os especialistas não antecipam uma melhoria da situação económica durante a segunda metade do ano.

“Particularmente, os setores voltados para a exportação tendem a ter um desempenho ruim devido a uma economia global fraca. No entanto, a atual recessão não foi considerada particularmente alarmante em termos gerais”, ponderou.