Índice de sentimento econômico na zona do euro se recupera em novembro, após dois meses de piora

Índice Sentix está no melhor patamar desde novembro do ano passado; situação atual continua fraca, mas expectativas melhoraram

Roberto de Lira

Publicidade

O índice de sentimento econômico global Sentix da zona do euro melhorou em novembro após dois meses de piora no indicador, saindo de -21,9 pontos em outubro para -18,6 pontos neste mês, ficando assim no melhor patamar desde novembro do ano passado, informou nesta segunda-feira (6) o instituto alemão Sentix.

A avaliação da situação atual permanece fraca em (-26,8 pontos, ante -27,0 um mês antes), enquanto as expectativas econômicas subiram 6,8 pontos desde outubro, para -10,0 pontos.

Tendência semelhante foi medida especificamente na Alemanha: a avaliação atual do Sentix permaneceu em território recessivo (-37,8 pontos), enquanto as expectativas conseguiram se recuperar, subindo 8,3 pontos e atingido -14,0 pontos.

Continua depois da publicidade

Nos dados internacionais, também foi captada uma recuperação de expectativas econômicas em quase todo o mundo, com a avaliação atual nos EUA atraindo especial atenção com um aumento de 6,3 pontos.