Estados Unidos

Impeachment contra Trump: Câmara dos EUA aprova regras com próximos passos do processo

A votação é o primeiro teste formal de apoio para o inquérito que a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, lançou no dia 24 de setembro.

Aprenda a investir na bolsa

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (31), por 232 votos a 196, uma resolução que estabelece os próximos passos no processo de impeachment contra Donald Trump, presidente dos EUA.

A votação é o primeiro teste formal de apoio para o inquérito que a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, lançou no dia 24 de setembro.

A investigação se concentra sobre se Trump pressionou a Ucrânia a ajudar sua campanha à reeleição em 2020, acusação negada por ele.

Aprenda a investir na bolsa

A medida pede audiências públicas e a divulgação de transcrições de procedimentos realizados a portas fechadas, e também delineia que direitos os parlamentares republicanos e o próprio Trump terão de participar à medida que o processo avança.

A Constituição dos EUA dá à Casa autoridade ampla para determinar as regras básicas de um inquérito de impeachment, e os democratas dizem que estão seguindo as regras da Câmara para as investigações. Eles prometeram realizar audiências públicas no caso contra Trump.

Se a Câmara pedir um impeachment, só será necessária uma maioria simples para desencadear um julgamento no Senado – este comandado pelos republicanos. Uma condenação exigiria o apoio de uma maioria de dois terços do organismo de 100 integrantes.

Após a votação, Trump foi ao Twitter e disse que esta é a maior “caça às bruxas da história americana”, enquanto a Casa Branca reafirmou que o presidente americano não fez nada de errado.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

(com agências internacionais)