Haddad diz que é provável Fazenda rever projeção do PIB de 2024

Haddad destacou que efeitos das enchentes não prejudicaram crescimento de forma acentuada, contrariando estimativas anteriores

Reuters

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em Brasília em 28/12/2023 (Foto: Adriano Machado/Reuters)
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em Brasília em 28/12/2023 (Foto: Adriano Machado/Reuters)

Publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (16) ser “provável” que a pasta tenha que revisar para cima sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto neste ano, citando resiliência da economia frente a fatores negativos, como as enchentes no Rio Grande do Sul.

Em um evento acompanhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Aloizio Mercadante, e outras autoridades do setor da indústria de alimentos, Haddad destacou que os efeitos das enchentes não prejudicaram o crescimento de forma acentuada, contrariando estimativas anteriores da pasta.

“Aloizio falava agora há pouco de que a Fazenda talvez tenha que rever a projeção do PIB desse ano, o que é provável que aconteça. Nós sempre somos parcimoniosos, porque a gente não quer também sofrer revés”, disse.

Aproveite a alta da Bolsa!

“Mas tudo indica que mesmo com a calamidade do Rio Grande do Sul, que afetou um Estado que responde por quase 8% do PIB brasileiro, a economia não parou de crescer. Mesmo com a trava externa, as preocupações com o Fed (banco central norte-americano), as repercussões do nosso Banco Central aqui, a economia continua crescendo.”

A Fazenda divulga nesta semana a edição de julho do boletim macrofiscal bimestral, que traz projeções para o PIB e outros indicadores econômicos. Na última edição, em maio, a Secretaria de Política Econômica da Fazenda melhorou de 2,2% para 2,5% sua projeção para o crescimento econômico do Brasil em 2024.

Em junho, a Secretaria havia apontado que os efeitos do desastre no Rio Grande do Sul poderiam resultar em incertezas sobre a estimativa de crescimento de 2024, já que a calamidade poderia desacelerar o ritmo de crescimento no terceiro trimestre.

Continua depois da publicidade

Analistas consultados pelo BC para a mais recente pesquisa Focus, divulgada na segunda-feira (15), elevaram ligeiramente a projeção de crescimento para este ano, de 2,10% na última semana para 2,11%. Em 2025, a expectativa foi mantida em 1,97%.