Governo da Alemanha eleva previsão de crescimento do PIB para 0,3% em 2024

O ministro da Economia, Robert Habeck, disse que consumo privado deve contribuir com um impulso de crescimento significativo graças ao aumento previsto dos salários reais em um mercado de trabalho resiliente

Reuters

O ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck - 21/02/2024. (Reuters/Liesa Johannssen)

Publicidade

Berlim (Reuters) – O governo da Alemanha elevou nesta quarta-feira sua previsão de crescimento econômico para este ano para 0,3%, de 0,2% anteriormente, e reduziu a estimativa de inflação em 0,4 ponto percentual.

As previsões fazem parte das projeções de primavera do governo, que o ministro da Economia, Robert Habeck, apresentou nesta quarta-feira.

“À medida que o ano avança, estamos vendo agora sinais de uma leve recuperação econômica e de que a economia está lentamente saindo de sua fase fraca”, disse Habeck durante a apresentação em Berlim.

Continua depois da publicidade

O consumo privado deve contribuir com um impulso de crescimento significativo graças ao aumento previsto dos salários reais em um mercado de trabalho resiliente.

Em 2025, o governo espera que o Produto Interno Bruto cresça 1,0%, de acordo com as projeções.

Inflação em queda

A estimativa para a inflação é de que caia para 2,4% este ano, em comparação com a projeção anterior de 2,8%. A inflação foi de 5,9% no ano passado, afetando o consumo privado.

Continua depois da publicidade

“Os preços caíram mais rápido do que muitos previram”, disse Habeck.

Para 2025, o governo prevê que a inflação cairá ainda mais, para 1,8%, abaixo da meta de 2% do Banco Central Europeu.

A economia alemã, a maior da Europa, foi a mais fraca entre seus pares maiores da zona do euro no ano passado, uma vez que os altos custos de energia, as fracas encomendas globais e as taxas de juros recorde cobraram seu preço.

Continua depois da publicidade

Embora se espere que a inflação diminua este ano, a previsão é de que o crescimento permaneça relativamente fraco.