França volta a dizer que proposta de acordo da UE com Mercosul é inaceitável

Presidente da Comissão Europeia participará da reunião dos países do Mercosul, em viagem vista como sinal de que blocos pretendem anunciar a conclusão do acordo

Equipe InfoMoney

Emmanuel Macron, presidente da França (Foto: Flickr/Emmanuel Macron)
Emmanuel Macron, presidente da França (Foto: Flickr/Emmanuel Macron)

Publicidade

O governo do presidente da França, Emmanuel Macron, reiterou que o projeto de acordo entre a União Europeia e o Mercosul é inaceitável. “Continuaremos a defender incansavelmente a nossa soberania agrícola”, diz o registro na rede social X.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, participará da reunião dos países do Mercosul na sexta-feira, 6, em Montevidéu, em uma viagem vista como um sinal de que o bloco e Mercosul pretendem anunciar a conclusão do acordo de comércio entre as duas regiões.

“Sério risco”

A Comissão Europeia está correndo um risco ao finalizar um acordo comercial com o Mercosul diante das reservas de vários países da União Europeia, alertou a França nesta quinta-feira, à medida que a chefe do Executivo do bloco, Ursula von der Leyen, desembarcava no Uruguai para concluir o acordo.

Aproveite a alta da Bolsa!

“A Comissão está assumindo uma responsabilidade e um risco, porque o conteúdo final do acordo negociado não foi apresentado a nenhum Estado membro, o que terá que ser feito”, disse uma fonte diplomática francesa à Reuters.

“A decisão de assinar pertence aos Estados membros no conselho (da UE), portanto, não é o fim da história”, disse a fonte, acrescentando que outros países do bloco europeu haviam expressado reservas sobre as regras agrícolas.

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)