América Latina

FMI confirma contato do governo da Argentina com pedido de novo pacote de ajuda

A diretora-gerente do Fundo, Kristalina Georgieva, diz que teve uma conversa "muito construtiva e positiva" nesta quarta com o presidente Alberto Fernández

Bandeira da Argentina (Shutterstock)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou comunicado nesta quarta-feira, 26, no qual confirma o pedido do governo da Argentina por um novo pacote de ajuda. A diretora-gerente do Fundo, Kristalina Georgieva, diz que teve uma conversa “muito construtiva e positiva” nesta quarta com o presidente Alberto Fernández.

Segundo Georgieva, ambos discutiram os desafios da Argentina, inclusive no contexto da pandemia global, e as prioridades do governo do país adiante, em particular “a necessidade de revigorar a economia, enquanto continua a proteger os mais vulneráveis”.

Nesse contexto, Fernández notificou a diretora-gerente sobre a requisição de seu governo para começar as discussões sobre um novo programa de apoio do FMI.

“Mal podemos esperar para aprofundar nosso diálogo sobre como podemos apoiar melhor os esforços do governo para gerenciar o impacto da pandemia, retomar rápido o crescimento e criar empregos, além de reduzir a pobreza e o desemprego enquanto fortalece a estabilidade macroeconômica, em benefício de todos os argentinos”, diz Georgieva na nota.

Ela diz ainda que reafirma sua prontidão para ter um papel, ao lado das autoridades locais, para “apoiar a Argentina nesses momentos desafiadores”.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.