Desmatamento

Fitch Solutions avalia que promessa feita na COP 26 não terá muito impacto na produção agrícola global

O compromisso de interromper e reverter a perda florestal até 2030 não possui mecanismos de monitoramento e aplicação, afirmou a empresa em relatório.

Por  Bloomberg -

(Bloomberg) – Para a Fitch Solutions, a promessa feita por 100 países na COP26 de acabar com o desmatamento tem várias falhas, o que significa que não terá muito impacto na produção agrícola global.

O compromisso de interromper e reverter a perda florestal até 2030, assinado por países como Brasil, Colômbia e Indonésia durante a cúpula climática, não é juridicamente vinculante e não possui mecanismos de monitoramento e aplicação, afirmou a empresa de pesquisa em relatório. Além disso, o financiamento proposto de US$ 19 bilhões provavelmente é insuficiente.

“A nova promessa não resultará em um impacto significativo na produção agrícola”, disse a Fitch Solutions. “Em vez disso, observamos isso como um risco de perdas, ao mesmo tempo em que destacamos uma série de incertezas e deficiências associadas ao compromisso.”

A empresa manteve as projeções para a produção agrícola, inclusive para commodities que tendem a impulsionar práticas de desmatamento, como pecuária, soja, óleo de palma, café e cacau.

A empresa estima a produção brasileira de carne bovina e soja crescendo a uma taxa média de cerca de 3% ao ano até 2025. Na Indonésia, a produção de óleo de palma continuará a se expandir em 3,7%, enquanto o cacau produzido na África Ocidental também deve crescer ainda mais.

©2021 Bloomberg L.P.

Especial Klabin: saiba por que a COP26 precisa ser o ponto de virada para um planeta mais sustentável.

Aprenda a transformar a Bolsa de Valores em fonte recorrente de ganhos. Assista a aula gratuita do Professor Su e descubra como.

Compartilhe