Mais um passo

Fiocruz entrega mais 5 milhões de doses de vacina contra Covid-19

Ainda em abril estão previstas mais 11 milhões de doses, totalizando no mês 18,8 milhões. Para maio, a previsão é entregar 21,5 milhões de doses

arrow_forwardMais sobre
Frasco e seringa em frente ao logo da AstraZeneca em foto de ilustração 11/01/2021 REUTERS/Dado Ruvic
Frasco e seringa em frente ao logo da AstraZeneca em foto de ilustração (REUTERS/Dado Ruvic)

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou 2,2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca envasadas pela instituição ao Ministério da Saúde nesta quarta-feira, e entregará mais 2,8 milhões na sexta, completando 5 milhões de doses nesta semana, informou a entidade.

Com as entregas desta semana, a Fiocruz chegará a quase 15 milhões de doses enviadas ao ministério para distribuição aos Estados, em uma aceleração do ritmo depois que foram entregues somente 6,8 milhões de doses entre janeiro e março devido a atrasos seguidos na produção.

Ainda em abril estão previstas mais 11 milhões de doses da Fiocruz, totalizando no mês 18,8 milhões. Para maio, a previsão é entregar 21,5 milhões de doses. Segundo a fundação, o insumo farmacêutico ativo para a produção desses dois meses já está no Brasil, após ter sido importado da China.

A chegada de insumos se tornou um problema para a produção da única outra vacina utilizada no Brasil contra a Covid-19, a CoronaVac, e a entrega do último lote ao Ministério da Saúde pelo Instituto Butantan para completar 46 milhões de doses desde o início do ano foi adiada de abril para maio.

Até o momento, a CoronaVac é responsável por 82,7% de todas as doses de vacinas aplicadas no país contra a Covid-19. O Brasil vacinou 24 milhões de pessoas com a primeira dose, o equivalente a 11,4% da população, e 7,4 milhões com a segunda, que equivale a 3,5%.

Quer entender o que é o mercado financeiro e como ele funciona? Assista à série gratuita Carreira no Mercado Financeiro e conheça o setor da economia que paga os melhores salários de 2021.