Feriado prolongado na China teve dados melhores que os de antes da pandemia

Turistas nacionais gastaram cerca de 632,69 bilhões de yuans ( US$ 89,07 bilhões) no feriado de oito dias, um aumento de 7,7% ante o observado em 2019; viagens ferroviárias bateram recordes e cinemas lotaram

Roberto de Lira

Feriado prolongado na China: 2024 será o Ano do Dragão

Publicidade

A China ainda não fechou todas as estatísticas referentes ao feriado prolongado do Ano Novo Lunar, que neste ano se estendeu de 10 a 17 de fevereiro, mas divulgou que, no geral, o consumo interno superou não só o do ano passado, mas também os dados de 2019, antes da pandemia de covid-19. Foram relatadas expansões sensíveis no turismo, nas encomendas, nas transferências financeiras e na bilheteria dos cinemas.

A China emendou a chegada do Ano do Dragão – que sugere prosperidade – com o Festival da Primavera, ocasião na qual a maior partes das empresas dá férias coletivas aos seus funcionários, que viajam para rever suas famílias no interior do país, o que alavanca o consumo de produtos e serviços de lazer.

Segundo as estimativas, os turistas nacionais gastaram cerca de 632,69 bilhões de yuans (o equivalente a US$ 89,07 bilhões) no período, um aumento de 7,7% ante o movimento verificado em 2019.

Continua depois da publicidade

Foram registradas ainda 474 milhões de viagens turísticas domésticas durante o Festival da Primavera, um aumento de 34,3% ante 2023 e de 19% ante o nível pré-pandemia de 2019, de acordo com dados do Ministério da Cultura e Turismo, informou a agência de notícias Xinhua.

Os dados de viagens ferroviárias , uma medida importante da movimentação interna para as festividades, também se destacaram. Durante todo o feriado de oito dias, as ferrovias chinesas relataram 99,46 milhões de viagens de passageiros no total.

Somente em 17 de fevereiro, último dia do feriado, foram registradas quase 16,07 milhões de viagens ferroviárias, quebrando o recorde em um único dia da chamada “corrida de viagens”, de acordo com dados do China State Railway Group, a operadora ferroviária nacional.

Continua depois da publicidade

Durante o período, a indústria de entrega expressa da China entregou cerca de 641 milhões de encomendas, com um crescimento de 82,1% no volume médio de entrega diária em relação ao mesmo período de férias do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Agência Estatal dos Correios.

As transações online da China foram outro indicador a registrar um aumento robusto tanto em volume como em valor durante o feriado do Festival da Primavera.

A câmara de compensação de pagamentos online NetsUnion Clearing Corporation e a gigante de pagamentos com cartão China UnionPay realizaram uma média combinada de 2,63 bilhões de transações online todos os dias de 9 a 17 de fevereiro, um aumento de 18,6% em relação à temporada de férias anterior ao Festival da Primavera. O valor médio diário das transações envolvidas aumentou 8% em relação ao período de férias anterior, atingindo 1,25 trilhão de yuans.

Continua depois da publicidade

Além disso, a bilheteria nacional de cinema na China atingiu um recorde de 8,02 bilhões de yuans (cerca de US$ 1,13 bilhão), segundo o escritório de administração de cinema do país. O número de pessoas assistindo filmes no mesmo período também estabeleceu um novo recorde, de 163 milhões. Esses números aumentaram 18,47% e 26,36%, respectivamente, em comparação com o feriado do Festival da Primavera do ano passado.