Federal Reserve mantém taxa de juros nos Estados Unidos na faixa entre 0% e 0,25% ao ano

Esta foi a primeira reunião do Fomc desde o corte extraordinário de 1 ponto percentual nos juros feito em 15 de março

Rodrigo Tolotti Anderson Figo

Publicidade

SÃO PAULO – O Federal Reserve decidiu nesta quarta-feira (29) manter a taxa de juros nos Estados Unidos na faixa entre 0% e 0,25% ao ano.

Esta foi a primeira reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) desde o corte extraordinário de 1 ponto percentual nos juros feito em 15 de março.

Na ocasião, o BC americano disse que manteria as taxas nesse nível “até ter certeza de que a economia superou eventos recentes e esteja a caminho de atingir suas metas máximas de emprego e estabilidade de preços”.

Continua depois da publicidade

No comunicado da decisão de hoje, o Fed disse que está comprometido em usar toda a sua gama de ferramentas para apoiar a economia dos EUA neste momento desafiador, perseguindo assim suas metas de pleno emprego e estabilidade de preços.

“O surto de coronavírus está causando tremendas dificuldades econômicas e humanas nos Estados Unidos e no mundo. O vírus e as medidas tomadas para proteger a saúde pública estão induzindo acentuados declínios na atividade econômica e um aumento nas perdas de empregos”, destacou.

“A demanda mais fraca e os preços do petróleo significativamente mais baixos estão mantendo a inflação dos preços ao consumidor. As interrupções na atividade econômica aqui e no exterior afetaram significativamente as condições financeiras e prejudicaram o fluxo de crédito para famílias e empresas dos EUA.”

Continua depois da publicidade

Segundo o Fed, a atual crise de saúde pública pesará muito sobre a atividade econômica, o emprego e a inflação no curto prazo e apresenta riscos consideráveis ​​para as perspectivas econômicas no médio prazo. “À luz desses desenvolvimentos, o Comitê decidiu manter a faixa alvo para a taxa de fundos federais de 0% a 0,25% ao ano.”

A autoridade monetária americana voltou a reforçar que vai manter essa faixa de juros até ter certeza de que a economia resistiu a eventos recentes e está a caminho de alcançar suas metas de pleno emprego e estabilidade de preços.

“O Comitê continuará monitorando as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas, incluindo informações relacionadas à saúde pública, bem como desenvolvimentos globais e pressões inflacionárias, e usará suas ferramentas e atuará conforme apropriado para apoiar a economia”, afirmou.

Publicidade

Para apoiar o fluxo de crédito para famílias e empresas, o Fed destacou que continuará a comprar títulos do Tesouro e títulos de valores mobiliários garantidos por hipotecas residenciais e comerciais nos montantes necessários para apoiar o bom funcionamento do mercado, promovendo assim a transmissão eficaz da política monetária para condições financeiras mais amplas.

“Além disso, o Open Market Desk continuará oferecendo operações de contratos de um dia e de longo prazo. O Comitê acompanhará de perto as condições do mercado e está preparado para ajustar seus planos conforme apropriado”, concluiu o Fed em seu comunicado.

Tudo o que você precisa saber para lucrar na Bolsa de Valores operando da sua casa em um curso gratuito: clique aqui e participe!

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.