Federal Reserve mantém juros e aponta inflação baixa e crescimento moderado nos EUA

Integrantes do comitê da autoridade monetária americana decidiram manter os juros na banda entre 1,50% e 1,75% ao ano

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) decidiu nesta quarta-feira (29) manter a taxa de juros nos Estados Unidos na faixa entre 1,50% e 1,75% ao ano.

Os integrantes do comitê reafirmaram sua visão anterior de que a inflação está baixa e a economia está se expandindo a uma “taxa moderada”. A decisão foi unânime.

A autoridade monetária destacou o mercado de trabalho forte, com ganhos de emprego sólido e desemprego a taxas baixas. Além disso, reforçou a visão de que o consumo é moderada, enquanto investimento e exportações ainda estão fracos.

Continua depois da publicidade

O Fed ainda apontou a visão de que a política atual é apropriada para sustentar a expansão econômica e, com relação à inflação, manteve a meta de 2% ao ano.

Apesar de ter mantido a taxa de curto prazo, o Fed elevou levemente uma taxa especial para bancos conhecida como IOER de 1,55% para 1,6%. Essa taxa foi projetada para garantir o bom funcionamento dos mercados financeiros.

O Fed ainda estendeu as operações compromissadas pelo menos até abril.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.