Fed vê possibilidade de PIB dos EUA atingir mesmo nível do anterior à pandemia

Jerome Powell apontou ainda que "estamos olhando de forma bem cautelosa se devemos emitir um dólar digital"

Estadão Conteúdo

Publicidade

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou em depoimento no Comitê Bancário do Senado que com a retomada do crescimento nos Estados Unidos, o Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano pode atingir no primeiro semestre deste ano o mesmo nível registrado antes da pandemia do coronavírus.

Powell evitou fazer comentários sobre o pacote fiscal de US$ 1,9 trilhão proposto pelo presidente dos EUA, Joe Biden, para reforçar a recuperação do nível de atividade americano. “Não tenho posição. Não é apropriado para o Fed ter posição sobre o pacote fiscal. Não é nosso papel.”

Questionado pelo senador republicano John Kennedy se o déficit publico é importante, Powell destacou que é relevante no longo prazo. “Mas precisamos retornar a esta questão quando o ritmo do PIB voltar a crescer de forma mais rápida do que a dívida pública.”

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jerome Powell apontou que “estamos olhando de forma bem cautelosa se devemos emitir um dólar digital”.

Segundo o presidente do Fed, “o dólar digital pode ajudar na inclusão financeira, mas queremos evitar implicações de desintermediação financeira”.

Inflação

O presidente do Federal Reserve afirmou ainda que “a tendência é de que serão mantidas as expectativas de inflação bem ancoradas como ocorre há 25 anos” nos EUA.

Continua depois da publicidade

Ele ressaltou que o risco para os índices de preços é “de ir para baixo” no longo prazo.

Powell ressaltou que os bancos americanos estão bem capitalizados e não foram afetados pela crise gerada pela pandemia do coronavírus.

Em curso gratuito, analista Pamela Semezzato explica como conseguiu extrair da Bolsa em um mês o que ganhava em um ano em seu antigo emprego. Deixe seu e-mail para assistir de graça.