Estados Unidos

Em ata de reunião extraordinária, Fed indica manutenção de juros perto de zero no futuro próximo

A ata refletiu a preocupação dos integrantes do Fomc com o impacto do coronavírus na economia americana

SÃO PAULO – O Federal Reserve divulgou nesta tarde a ata da última reunião do Fomc, realizada em 15 de março de forma extraordinária e em que reduziu os juros nos EUA para a faixa de 0% a 0,25%.

O resumo da reunião indicava que não apenas os membros acreditavam que era importante usar todo o seu poder agora, mas também que eles pretendem manter as taxas no futuro próximo.

A ata refletiu ainda a preocupação dos integrantes do Fomc com o impacto que o coronavírus está causando na economia.

PUBLICIDADE

“Todos os participantes veem a perspectiva econômica de curto prazo dos EUA como tendo se deteriorado acentuadamente nas últimas semanas e se tornando profundamente incerta”, disseram as atas. Com isso, destacaram a necessidade de uma resposta “vigorosa”.

Todos, exceto um membro, votaram a favor da redução das taxas para o patamar atual. Apenas a presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, divergiu.

“Em sua discussão sobre política monetária para esta reunião, os membros observaram que a pandemia do novo coronavírus prejudicou comunidades e interrompeu a atividade econômica em muitos países, incluindo os Estados Unidos, e que as condições financeiras globais também foram significativamente afetadas”, afirmou a ata.

“Os membros julgaram que os efeitos do coronavírus pesariam na atividade econômica no curto prazo e representariam riscos para as perspectivas econômicas. À luz desses desenvolvimentos, quase todos os integrantes concordaram em reduzir o intervalo da taxa de juros entre 0% e 0,25% por cento ”, prossegue.

A decisão também inclui um aceno às “orientações futuras” que o Fed usa para indicar o caminho da política monetária.  “Com relação à política monetária além desta reunião, os integrantes do comitê jugam que seria apropriado manter a faixa de juros até que os formuladores de políticas estejam mais confiantes de que a economia resistirá a eventos recentes e estará a caminho de alcançar as metas de emprego e inflação ”, afirmou a ata.

O Fed começou a implantar vários programas de empréstimos emergenciais, incluindo medidas para financiar empréstimos de curto prazo de empresas no mercado de comercial papers, aceitando uma ampla gama de títulos como garantia em troca de empréstimos em dinheiro.

PUBLICIDADE

Como se tornar um trader consistente? Aprenda em um curso gratuito os set-ups do Giba, analista técnico da XP, para operar na Bolsa de Valores!