Fed decide manter os juros nos Estados Unidos pela 3ª reunião seguida

A taxa oscila dentro de uma banda entre 5,25% e 5,50% ao ano desde julho; decisão veio em linha com o esperado pela maioria dos analistas

Roberto de Lira

Publicidade

Pela terceira reunião seguida, o Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, decidiu manter os juros básicos da economia do país. A taxa oscila dentro de uma banda entre 5,25% e 5,50% ao ano desde julho.

A decisão veio em linha com o esperado pela ampla maioria dos analistas. O monitor de juros FedWatch, do CME Group apontava até o início desta tarde que 98,2% do mercado apostava na manutenção da taxa, enquanto 1,8% ainda previam uma alta de 0,25 ponto percentual.

A última reunião na qual o Fomc optou pela elevação de juros foi em julho, quando o BC americano subiu as taxas em 25 pontos base.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo o comunicado do Fomc, os indicadores recentes sugerem que o crescimento da atividade econômica americana abrandou ante o ritmo forte registado no terceiro trimestre. “Os ganhos de emprego moderaram desde o início do ano, mas permanecem fortes, e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação diminuiu ao longo do ano, mas permanece elevada”.

Os membros do  Comitê também informaram que vão continuar a avaliar informações adicionais e as suas implicações para a política monetária. “Ao determinar a extensão de qualquer reforço adicional da política que possa ser apropriado para fazer a inflação regressar a 2% ao longo do tempo, o Comitê terá em conta o aperto cumulativo da política monetária, os desfasamentos com que a política monetária afeta a atividade econômica e a inflação, e os efeitos econômicos e desenvolvimentos financeiros.

Além disso, o Fomc comunicou que continuará a reduzir as suas participações em títulos do Tesouro e dívida de agências e títulos garantidos pelas hipotecas das agências, conforme descrito nos seus planos anunciados anteriormente.

Continua depois da publicidade

Ao avaliar a atual orientação como adequada para a política monetária, o Fomc disse ainda que  continuará a monitorar as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas.

O Comité estará preparado para ajustar a orientação da política monetária conforme apropriado, caso surjam riscos que possam impedir a consecução dos objetivo. As avaliações levarão em conta uma vasta gama de informações, incluindo leituras sobre as condições do mercado de trabalho, pressões inflacionárias e expectativas de inflação, e desenvolvimentos financeiros e internacionais.