Fazer “mais e mais rápido” na política monetária reduz intensidade do ajuste total, diz Campos Neto

O chairman do BC afirmou que normalização da política monetária significa caminhar em direção ao juro neutro

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira que quando o Comitê de Política Monetária (Copom) fala em normalização da política monetária se refere a caminhar em direção ao juro neutro e acrescentou que se o colegiado fala em normalização parcial “significa que nós não entendemos que esse movimento deva acontecer agora”.

“O ajuste nós temos descrito como ajuste parcial e temos dito que o ajuste mais célere nos faz crer que na verdade fazer mais, e fazer mais rápido, faz com que a intensidade total deva ser menor”, disse Campos Neto em entrevista à imprensa para comentar o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de março.

Ao elevar os juros básicos em 0,75 ponto percentual na última semana, para 2,75%, o Copom afirmou em comunicado que estava iniciando “um processo de normalização parcial, reduzindo o grau extraordinário do estímulo monetário”.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo Campos Neto, quando a Selic chegou ao patamar de 2% o BC tinha um cenário de crescimento e inflação que não se concretizou, com a atividade no último trimestre do ano vindo acima das expectativas.

“Nós entendemos que precisamos fazer essa normalização parcial em parte porque o juro de 2% estava dentro de um entendimento de um cenário que não ocorreu, por isso normalização parcial”, afirmou.