Expectativas de inflação nos EUA sobem no curto e no longo prazo, diz Fed de NY

As expectativas de inflação para o prazo de um ano nos Estados Unidos subiram para 3,3%, de 3,0%, de acordo com pesquisa de expectativas de consumidores de abril; para cinco anos, subiram de 2,6% para 2,8%

Roberto de Lira

Fachada da sede do Fed de Nova York - 13/03/2023 )(Reuters/Brendan McDermid)

Publicidade

As expectativas de inflação para o prazo de um ano nos Estados Unidos subiram de 3,0% para 3,3%, de acordo com pesquisa de expectativas de consumidores de abril realizada pelo Federal Reserve de Nova York. Para um horizonte de três anos, as expectativas recuaram levemente, de 2,9% para 2,8%.

No entanto, os consumidores também se mostraram mais pessimistas sobre o comportamento dos preços para um prazo mais longo: a expectativa subiu de 2,6% para 2,8% para um prazo de cinco anos.

A pesquisa mostrou ainda que as expectativas de preços das casas subiram para 3,3% no mês passado, após sete meses consecutivos estacionadas em 3,0%, atingindo o nível mais alto desde julho de 2022.

Continua depois da publicidade

No mercado de trabalho, a probabilidade média percebida de saída voluntária do emprego nos próximos doze meses diminuiu 1,2 ponto percentual, para 19,4%. A chance de saída involuntária avançou 0,6 ponto percentual, para 15,1%.