Expectativa de inflação de curto prazo nos EUA cai para 3,0% em junho, diz Fed de NY

Expectativa de inflação em 1 ano recuou de 3,2% em maio para 3,0% em junho, enquanto para o horizonte de 5 anos ela caiu de 3,0% a 2,8%, na mesma comparação

Estadão Conteúdo

Pessoas fazem compras na Times Square, em Nova York (Foto: Eduardo Munoz/Reuters)
Pessoas fazem compras na Times Square, em Nova York (Foto: Eduardo Munoz/Reuters)

Publicidade

Os consumidores nos Estados Unidos preveem inflação menor em prazos de 1 e 5 anos, de acordo com pesquisa do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Nova York referente ao mês de junho.

A expectativa de inflação em 1 ano recuou de 3,2% em maio para 3,0% em junho, enquanto para o horizonte de 5 anos ela caiu de 3,0% a 2,8%, na mesma comparação. Já para 3 anos a expectativa de inflação teve alta de 2,8% em maio a 2,9%, sempre segundo a mediana das respostas.

Em todos os casos, a projeção de inflação está acima da meta de 2% perseguida pelo BC americano.

Continua depois da publicidade

A pesquisa ainda mostra que as expectativas para crescimento dos preços das casas em 12 meses nos EUA recuaram de 3,3% em maio a 3,0%. Também aponta que a expectativa para o crescimento dos salários subiu, de 2,7% em maio a 3,0%.

Já a probabilidade percebida de perder o emprego em 12 meses subiu 2,4 pontos porcentuais, a 14,8%, enquanto a expectativa mediana para crescimento da renda familiar recuou 0,1% em junho ante o mês anterior, a 3,0%.